FORMATOS DAS AÇÕES RESULTANTES

1 Evento: espetáculo, show, exposição, exibição, festival, mostra, sarau, projeção de filme, concurso

2 Produto: disco, vídeo, filme, série, podcast, livro, roteiro de filme, obra visual, blog, rede/mapeamento, roupas, revista…

3 Formação /conhecimento / troca de conhecimento: aula, workshop, palestra, oficina, seminário, elaboração de texto crítico (ex: texto de um crítico para fazer parte de um catálogo de exposição). Também foi utilizado o código 3 para classificar ações de articulação e troca de conhecimento entre grupos/produtores (especialmente para ações do Depto de Cidadania Cultural da SMC)

4. Pesquisa de linguagem artística: classificamos a ação resultante do gasto como 4 quando o objetivo principal do projeto é financiar o processo de pesquisa e criação de produto artístico de um núcleo/realizador específico (ex: Fomentos e alguns casos do Vai). Ou seja, projetos que não envolvem só a apresentação/circulação de alguma obra (como acontece nos gastos relacionados à Virada Cultural, ou a apresentações no CCSP ou CCJ, por exemplo), mas cujos gastos são destinados ao desenvolvimento da obra em si. Também usamos essa categoria para classificar gastos cujo objetivo é a manutenção de atividades de pesquisa de um grupo ou manutenção de atividades de sede/espaço, mesmo que isso não resulte em apresentação de obras ao final (projetos contemplados por Fomentos que envolvem somente manutenção de atividades do grupo e não apresentações são um exemplo). Importante: só usamos a classificação 4 quando o gasto é relacionado a um projeto cujo objetivo é explicitamente a investigação continuada e sistemática de uma determinada linguagem (ex: desenvolvimento de um filme ou de um trabalho de dança ou teatro). Não são classificadas como 4 ações resultantes de projetos cujo objetivo principal é outro (por exemplo, formação ou articulação), mesmo que esses projetos envolvam, secundariamente, processos de pesquisa de linguagem, pois se entende que essa pesquisa não é o objeto principal do gasto e provavelmente não será continuada ao fim do projeto. Por exemplo: o gasto com um projeto de formação jovens em oficinas de teatro que resulta numa peça ao final não é classificado como 4, pois apesar de envolver atividade de criação, seu objetivo principal não é propriamente a pesquisa de aprimoramento/inovação na linguagem teatral, e o grupo provavelmente não seguirá trabalhando junto nessa pesquisa de linguagem quando o projeto terminar – trata-se de um caso bem diferente de um grupo de teatro que trabalha junto sobre um determinado tema ou linguagem há algum tempo e tem seu projeto contemplado pelo Fomento ou pelo VAI, por exemplo.

5 Equipamento: no caso de Cidadania Cultural, criação de equipamentos que não existiam antes (ex: estúdio de gravação na periferia)

99 SI/Não se aplica

 

 


Banco de Análises